Fique por dentro dos acontecimentos da cidade de Batatais e região
Jornal Batatais Agora News
Prazo para emitir e regularizar o título termina nesta quarta
Com exceção do Rio Grande do Sul, eleitores de todo o país têm até esta quarta-feira, 8 de maio, para fazer o cadastramento de dados biométricos ou solicitar a emissão da primeira via do título, alterar o domicílio eleitoral e trocar o local de votação.
A partir do dia 9, o cadastro eleitoral estará fechado, permitindo assim a organização da logística de votação do pleito de 2024.
No estado do Rio Grande do Sul, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, autorizou a prorrogação do prazo por mais 15 dias, devido à situação de calamidade pública provocada pelos temporais dos últimos dias.
De acordo com balanço do TSE, de janeiro a abril foram registrados quase 6 milhões de requerimentos de alistamento eleitoral, dos quais cerca de 2 milhões se referem a solicitações de novos títulos e 1,9 milhão para transferência de município onde a pessoa vai exercer seu direito ao voto.
Entre todos os estados, o Rio de Janeiro é o antepenúltimo da fila no cadastramento de eleitores com biometria, são 67% do total, perdendo apenas para Minas Gerais e Espírito Santo.
As zonas eleitoras e as centrais de atendimento ao eleitor no Rio de Janeiro aumentaram o horário de atendimento, desde o último dia 24, agora feito entre 11h e 19h.
E, segundo o presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos Figueira, é mais uma tentativa de reverter este quadro.
O título de eleitor é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos.
Brasileiros, nesta faixa etária, que não votarem estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais.
Entre eles: renovar passaporte, inscrever-se em concurso ou em instituições de ensino superior. FONTE E FOTO/ AGENCIA BRASIL