Pablo Moreno, diretor do filme ‘O Santo de todos – Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret’, visita Batatais
Depois de muita expectativa e ansiedade, os batataenses puderam conhecer um pouco mais sobre a vida de Santo Antônio Maria Claret , com o filme “O Santo de Todos – Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret”.
O drama espanhol baseado em fatos reais chegou ao Brasil e, até o dia 19 de outubro, está em cartaz em mais de 100 salas de cinema de todas as regiões. Em Batatais, a exibição foi entre os dias 07 e 12 de outubro, no Cine Batatais.
Para acompanhar o lançamento na cidade, o diretor do longa-metragem, Pablo Moreno, esteve na nossa região no dia 07 de outubro. Na ocasião, em Ribeirão Preto, ele atendeu à imprensa e logo em seguida, em Batatais, participou de um bate-papo com todos os colaboradores do Claretiano, onde teve a oportunidade de falar mais sobre a obra, além de conceder entrevistas para os veículos de comunicação.
“Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de fazer o filme, desfrutamos muito produzindo essa obra e espero que também tenham desfrutado assistindo”, disse o diretor.
O filme mostra a vida e o pensamento de Claret: a sua vocação de ser sacerdote e bispo missionário, a fundação da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria - MISSIONÁRIOS CLARETIANOS, as atividades como arcebispo de Cuba e Confessor da Rainha da Espanha.
O Superior Provincial Claretiano no Brasil, Pe. Marcos Loro, afirmou que Pablo Moreno “conseguiu passar para a tela do cinema a verdadeira essência de Santo Antônio Maria Claret”.
Um pouco sobre Santo Antônio Maria Claret
Segundo informações do Portal Claret, Antônio Claret i Clará nasceu no dia 23 de dezembro de 1807, em Sallent (Espanha). Seus pais tinham uma fábrica de tecidos que ocupava o andar térreo da casa da família.
No lar aprendeu a orar e a trabalhar. Depois das primeiras letras, aprendidas na escola de Sallent, foi a Barcelona para uma formação específica, orientada a melhorar os negócios da família.
Ele aprende, trabalha e estuda, enfrenta a vida, saboreia o êxito, experimenta a decepção e acaricia projetos ambiciosos; mas, movido pela Sagrada Escritura, descobre um horizonte novo e, ao completar 22 anos, ingressa no Seminário.
A partir de então viveu para Deus e, num longo e intenso processo de discernimento, foi descobrindo sua vontade.
Curiosamente, nunca esqueceu os estudos de técnica têxtil, deixou os teares, mas logo começou a tecer com o fio do Evangelho. Ordenado sacerdote em 1835 é destinado à sua cidade natal, onde enfrentou os desafios que a Igreja passava na época, viveu junto ao povo atento às necessidades de seus irmãos e logo sentiu que Deus o chamava para algo mais, sentindo que o coração pulsava por uma evangelização sem fronteiras.
Antônio Claret foi beatificado no dia 25 de fevereiro de 1934, pelo Papa Pio XI que o considerou "apóstolo incansável dos tempos modernos".
No dia 7 de maio de 1950 foi canonizado por Pio XII. Fundador da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, conhecidos como MISSIONÁRIOS CLARETIANOS, suas ideias e carismas atravessaram o tempo e hoje estão entre nós graças ao empenho e dedicação dos Missionários Claretianos que atuam em várias frentes de Evangelização usando a comunicação - com emissoras de rádios e Tevês - e na Educação, presente em todo território nacional e no exterior com a educação.
Com a Educação os missionários estão à frente do Claretiano - Rede de Educação que engloba a Educação Básica e o Ensino Superior, ou seja, está presente em todas as etapas da vida.
Com o ensino superior o Claretiano conta com polos de Educação à Distância em todo território nacional e no exterior: Barcelona e Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal), Orlando (Estados Unidos) e Toyohashi-shi (Japão).
Já com a Educação Básica o Claretiano está presente em Batatais, Boa Vista, Belo Horizonte, Rio Claro, São Paulo, Marabá, São Miguel do Guaporé e Brasília.